Mas por agora, na 1.ª parte vamo-nos focar na minha escolha e na minha opinião sobre os Rekon Race 2,35 e os Rekon Race 2,25, pois as questões que mais me colocam são dúvidas acerca da largura dos pneus.
Não vou abordar a resistência, porque aí teríamos de entrar noutro campo. As telas/paredes laterais dos pneus não são todas iguais. O branco não é igual ao amarelo, pneus de linha de montagem, diferentes TPI, por exemplo, as telas têm TPI diferentes, ou seja, fios por polegada, e uma tela com um número de TPI superior quer dizer que é utilizada menos borracha na sua composição, pois quanto maior o número de TPI menos borracha é usada.
Para mim os eleitos são os Rekon Race 2,35 e mais nenhum.
Este modelo, no tamanho 2,35, não é o que parece nem é a mesma coisa que o 2,25.
O Rekon Race 2.25 foi pensado predominantemente para XC/maratona e para ser usado na roda traseira. É um pneu agressivo e desenvolvido para terrenos técnicos. Apesar de ser um pneu com um maior relevo para ser usado na frente, em pisos mais duros e compactos, o seu comportamento também é excelente. Este pneu é muito polivalente, pois é eficaz em vários tipos de piso. Os tacos largos, no meio, garantem um bom controlo e poder de travagem e os tacos laterais, proporcionam um bom suporte e previsibilidade em curva e, a descer, uma segurança tremenda!
Então o porquê de a minha escolha ser o 2,35?
É que o Rekon Race 2,35 oferece tudo o que referi em cima sobre o 2,25, mas rolam bem melhor! É uma evolução do clássico modelo Rekon, mas adaptado a um tamanho mais largo. À primeira vista, a largura do pneu engana, mas a área de rodagem do pneu, embora seja pouco percetível, tem uns cravos menores e mais juntos do que aqueles que têm o modelo Rekon clássico.
A versatilidade e o desempenho deste pneu é que deixa-me rendido, em vários aspetos.Transmite-me total confiança em todos os percursos e é o que me leva a não querer outro.
Os atuais SKINWALL é um pormenor a gosto. Há uns tempos, disse para mim que no dia que a Maxxis lançasse uns SKINWALL, mas no modelo Rekon Race, 2,35 (o meu pneu de eleição e de que atualmente não abdico) seria o primeiro a colocar uns, na minha Spark!
(MAXXIS REKON RACE 29X2.35 EXO/TR/SKINWALL 60 TPI Flanco dobrável iguais aos que estou a usar o PVP ronda agoar os 64,99 €) Mas já foram mais em conta... Recomendado para aros de 25 a 30mm.
MAXXIS REKON RACE 29X2.35 EXO/TR/SKINWALL 60TPI um pneu bastante agressivo e muito versátil, desenvolvido para competir em todos os tipos de terreno, o ideal para longas distâncias.
Transmitem-me total confiança e, atualmente, leva-me a usá-lo durante todo o ano e em todos os percursos. É um pneu que rola bem mesmo com pressões baixas. O poder de tração é fantástico a subir em zonas de muita pedra.
A descer em todos os tipos de piso a segurança é enorme, em descidas com areia ou pedra, o aproximar das curvas e saberes que vais ter de curvar e que se quiseres abusar mais um pouco este pneu vai dar-te aquela confiança extra ao entrares nas curvas.
O ponto mais negativo que encontro é em pisos com lama, mas só com aquela lama barrenta que cola. Pois, o pneu escoa bem, falo naquele tipo de lama barrenta, porque como o espaço entre a roda traseira e quadro é menor, tende a ficar acumulada no quadro.
Ao sair dessas zonas lamacentas, as primeiras pedaladas obrigam a mais esforço até a lama largar o quadro. Mas também sei que é só em pisos característicos que só acontece em poucas zonas do nosso país, só para os lados de Santarém e que só acontece isso em tempos de muita chuva.
Outra coisa que já me faz muita confusão é ir na roda de alguém que tenha um pneu mais estreito que os meus… então a descer nem se fala, e em zonas de muita pedra parece que passa por cima de tudo, inclusive fico com a sensação que corro o risco de passar por cima do colega que vai à frente.
Resumindo, o pneu Maxxis Rekon Race 29 X 2,35 Exo/TR é rápido e, em simultâneo, seguro nas curvas em alta velocidade. Com a tecnologia Exo Protection para uma maior proteção nas paredes laterais, maior proteção contra impactos, um rolar mais seguro e uma maior proteção aos cortes laterais.
O sistema Tubeless Ready para o uso em tubeless com qualquer selante de pneus para uma proteção contra os furos menores. Eu, para um maior reforço, uso mousses ZEROCUC (50 mm)
Posso dizer que já usei todos os pneus da Maxxis e tenho a minha opinião sobre cada um, o que senti e o que penso que cada um oferece:
Maxxis Crossmark: é o pneu mais resistente que conheço, mas também o mais pesado. Corrigindo as pressões, podes colocá-lo tanto à frente como atrás para agarrar melhor a curvar. Para usar na roda da frente optava sempre por uma pressão mais baixa. Para os aficionados do peso pluma este é para esquecer!
Maxxis Ikon: é um ótimo pneu, mas é muito específico. É rápido, muito bom a rolar, mas só para pisos secos, colocado na frente cuidado com ele a curvar, pois, foge muito.
Maxxis Aspen Kevlar 2.25: agradaram-me e muito! Quando os vi pela primeira vez, pois vinham equipados nas minhas, Scott RC, estava receoso, principalmente em saber qual seria o seu comportamento ao curvar. Depois de me adaptar ao comportamento dos pneus, notei serem bastante fiáveis, com boa aderência ao curvar (para uma melhor aderência ainda bastava só baixar a pressão para algo mais específico), muito rápidos, boa tração nas subidas, mesmo em zonas bastante lamacentas, os tacos algo afastados escoam bem a lama, não criando tapete.
O Aspen, já chegou a ser o meu preferido e uma das minhas primeiras aposta até aparecer os Rekon Race 2,35.
O Maxxis Aspen, oferece cravos laterais agressivos, que proporcionam uma tração razoável nas curvas. O pneu tem borracha de composto duplo, que é mais duro na parte central da área de rolagem e mais macio nas bordas. Por isso, reduz a resistência ao rolamento e melhora aderência nas curvas.
Outro modelo que também gostei, no ano passado e usei foi o Ardent Race, mas aconselho a usá-los só na roda da frente, agarram bem a curvar mas também agarram a rolar se usarmos pressões baixas, para os pôr a rolar bem obriga-nos a usar pressões mais altas, logo ficam mais duros e o conforto é menor. O modelo Ardent para descer e curvar em segurança não há melhor, mas só mesmo para descer. É o típico pneu de enduro.