Ainda não tinha dito que tinha equipado os pneus Maxxis Rekon Race 2,35 da Scott Spark com mousses ZEROCUC (50 mm)?
Por acaso ia jurar que já tinha falado nisto!
Então, é mais um segredo do porquê desta máquina ao descer não sair do chão... Os benefícios destas mousses são imensos.
Pessoalmente, o que mais me atrai nesta opção da incorporação das mousses ZEROCUC é a sensação de termos uma espécie de segunda suspensão a absorver todos os impactos das rodas Syncros Silverton 1.0.
Já tive oportunidade de experimentar outras mousses similares, aliás cheguei a usar durante muito tempo. E cheguei à conclusão que não é tudo a mesma coisa e que anda por aí muita coisa no mercado...
As mousses com qualidade destacam-se claramente porque foram concebidas e desenvolvidas de raiz para o fim a que se destinam, já as outras versões ou coisas parecidas mas não são mais do que noodles para piscinas, mais leves, ou mangas isoladoras para canalização.
Independente do preço, umas protegem o aro e outras nem por isso, umas mantém a forma do pneu ao curvar outras não e pouquíssimas reduzem o efeito de mola originado pelo ar no pneu, área mais preenchida pela mousse no pneu, aliada à especificidade elástica e densidade do material.
Existem mousses que absorvem o líquido tubeless, o que em caso de pequenos furos o líquido vai deixar de atuar, e é necessário estar atento a tudo isto quando forem escolher umas mousses.
Para rodas em carbono acho imprescindível! Afinal, supostamente quem despende euros na aquisição de umas rodas de carbono pode perfeitamente fazer este pequeno investimento ou ao invés de regatear desconto pedir para equipar com umas mousses.
Eu já uso estas ZEROCUC desde que tenho esta Scott Spark, +/- 5 meses e, como sabem, desde o início não foram sempre os mesmos pneus. A marca e modelo é a mesma Rekon Race 2.35, mas não tinham a mesma cor e style dos que uso atualmente, os MAXXIS REKON RACE 29X2.35 EXO/TR/SKINWALL 60TPI.
Após as várias trocas de pneus já deu para comprovar que as mousses continuam impecáveis. Também se conseguiu o aproveitamento do mesmo líquido na totalidade. É certo que já levaram muita pancada e a durabilidade das mousses também depende muito disso, da pancada que levam.
Resumindo:
Justifica-se?
Quais são as vantagens?
Desde que sejam fiáveis e não absorvam o líquido (a ter em atenção), as vantagens são:
Circular com menos pressões, menor risco de cortes laterais nos pneus e sem dúvida danificar os aros. Reduz cerca de 60/70% os impactos, vibrações tanto laterais como verticais o que proporciona maior segurança, rendimento e durabilidade da roda.
Uma roda de carbono estou crente que sim!
O aumento do peso, é o mínimo, uma vez que as mousses, ronda um peso aproximado de entre 40 a 50 grs.
Dependendo do tamanho e diâmetro.