As últimas notícias tristes que nos chegam são desmotivadoras e, infelizmente, podem levar alguns a abandonar a prática do ciclismo.
Lutamos diariamente para que mais pessoas escolham a bicicleta como meio de transporte. Afinal, cada ciclista é menos um carro na estrada.
Todos nós somos pais, filhos, maridos e irmãos. E, em vez de partilharmos tristeza, prefiro apresentar soluções e prevenções. Porque os acidentes, inevitavelmente, acontecem e não só aos outros.
Infelizmente, andar de bicicleta na estrada irrita muitos maus condutores que nos veem como estorvos. Alguns até fazem de propósito, passando perto demais. Ignorar buzinadelas é muitas vezes a melhor opção porque, pelo menos, eles viram-nos.
Para esses maus condutores, pergunto: e se fosse o teu pai, mãe, filho, irmão ou familiar? Passarias por cima deles? Ou dar-lhes-ias o direito de 1,5m de distância? Obrigado.
Nós, ciclistas, também devemos cumprir as regras de trânsito, parar nos semáforos vermelhos e lembrar que os acidentes podem acontecer a qualquer um de nós. Aqui vão algumas dicas para melhorar a nossa segurança na estrada:
🚴 ♂️ Não circular excessivamente à direita: ocupando mais espaço na estrada, os carros serão obrigados a esperar para ultrapassar com segurança, dando-nos mais espaço para fugir se necessário. Se deixarmos essa margem de segurança à nossa direita, conseguimos também fazer um movimento mais para a direita. Se não tivermos esse espaço, corremos o sério risco de ir à valeta. Os camiões, ainda piores, só com o vento é o suficiente para nos desestabilizar.
Não circular excessivamente à direita: ocupando mais espaço na estrada, os carros serão obrigados a esperar para ultrapassar com segurança, dando-nos mais espaço para fugir se necessário.
🚴 ♂️ Evitar circular perto de carros estacionados: isso previne acidentes com portas que se abrem de repente. A quantidade de pessoas que abrem a porta sem olhar é incrível. Muitos só procuram veículos e luzes. Andar de noite é fundamental, usar uma boa luz potente à frente. Mesmo para os carros que vêm de frente, ao fazerem ultrapassagens, nos verem melhor.
🚴 ♂️ Equipar-se adequadamente: usar luzes potentes e vestuário visível é crucial, especialmente à noite. A normativa europeia atual obriga à utilização de uma luz dianteira de cor branca e uma traseira de cor vermelha. Bem como é recomendável usar peças de vestuário refletoras.
🚴 ♂️ Não é fácil, o nosso instinto de sobrevivência muitas vezes leva-nos a circular o mais à direita possível, mas acredita que não é a melhor solução! Ao pedalarmos muito à direita da estrada, quase dentro da valeta (e às vezes até dentro dela), o espaço que sobra na via não é suficiente para fazerem uma ultrapassagem segura para nós. Mas muitos condutores não percebem isso, a impressão que lhes dá é que o espaço não é o ideal, "mas dá para passar". Infelizmente, pouquíssimos são os que ainda nos dão a distância de 1,5m necessária para uma ultrapassagem segura. Muitos passam entre nós e o carro do lado e, nessas ultrapassagens, vão passar-nos muito rente, com o risco até de tocarem com o retrovisor no nosso guiador. Isso acontece recorrentemente, até de nos derrubar só com o susto. Infelizmente, acontece. Ao forçarem a passagem por nós, geralmente vão dar mais distância ao carro que vem de frente.
🚴 ♂️ Também sou condutor. Sei que a melhor visão está do lado dele; por isso, têm uma noção melhor de espaço e conseguem evitar melhor uma proximidade com risco de colisão. Os carros que vêm de frente despertam alguma sensação de perigo, principalmente se for um carro grande, influencia inconscientemente a manter uma distância maior. Já nós não despertamos essa sensação na maioria dos condutores, somos pequenos.
Circular a aproximadamente 1/3 da estrada é uma boa prática, mas com bom senso. Não exagerar, pois o respeito deve ser mútuo para podermos exigir o mesmo respeito.
⚠️ Pedalar em segurança deve ser a nossa 1.ª preocupação.
A prevenção é a 1.ª coisa a ter em atenção!
Todos queremos chegar a casa e poder dar um beijinho a quem mais amamos. 💖
Partilhem este artigo, partilhem bons exemplos. A desgraça não ajuda, afasta.
Quantos mais de nós usarmos a bicicleta, menos carros haverá na estrada. Ou não?
#filipebrito #SegurançaNaEstrada #luzes #acidentes