Verificar a pressão regularmente dos pneus a cada saída de bicicleta pode evitar algumas surpresas, problemas nas nossas aventuras.
1 bar = 14,5 Psi
Para quem leva o ciclismo um bocadinho mais a sério, uma bomba de pé fiável é indispensável! Não confies apenas numa mini-bomba, que deve ser reservada para reparações de emergência na berma da estrada, em caso de furo.
Uma bomba de pé de qualidade, equipada com um manómetro de pressão, permite atingir facilmente pressões de 7 a 8 bar com precisão.
Em geral, a pressão dos pneus deve ser cerca de 10% do peso do ciclista. Esta regra é bastante adequada, embora existam limites superiores e inferiores que não devem ser ultrapassados, tanto para ciclistas mais leves como para os mais pesados.
Para ciclistas com mais de 80 kg, também não é necessário encher demasiado os pneus. Recomendaria não exceder 8 bar, mesmo para ciclistas com mais peso.
Para ciclistas mais leves, o limite inferior 4,5/5 bar é o mínimo que aconselhava, para evitar os riscos de trilhar as câmara-de-ar nos buracos.
Estes valores são apenas indicativos e devem ser adaptados, na medida do razoável, a cada pessoa. Dependendo do tipo de estrada e da preferência de cada um, podendo variar ligeiramente estas pressões (+/- 0,5 bar).
Na minha experiência, encher os pneus a 8 bar ou mais não traz benefícios em termos de rendimento; pelo contrário, só resulta em dores nas costas!
Eu, (estou gordo 😜 ) que peso atualmente 74 kg, uso 5,5 bar na frente e 6 bar atrás nos meus pneus Maxxis High Road 700x28 170TPI Tubeless. No entanto, isto é uma escolha pessoal e depende dos pneus que uso. De pneu para pneu, marcas variam. O limite aconselhável para os meus pneus é aproximadamente 6,5 bar (95 PSI), com um máximo de 7 bar na frente e 6,5 bar atrás. Isto é mais do que suficiente na maioria dos casos.
Todas estas pressões são para pneus de 700x25/28, acho que 700×23 já é passado, mas se for esse o caso, podes optar por mais 0,5 bar de pressão em relação a esta minha opinião como gráfico. 😉
Referindo mais uma vez que para atingir tais pressões com facilidade, não deves confiar numa mini-bomba, mas sim numa bomba de pé de qualidade com um manómetro de pressão para permitir atingir facilmente pressões de 7 a 8 bar ou mais, com precisão.
Concordam? 😉
#filipebrito #noshortcuts #scottportugal #Maxxis #famabike #ScottFoilRCPro