O tema inicial da iniciativa, promovida pelo Clube Bike do Agrupamento de Escolas Vale d’Este, quando amavelmente me desafiaram a estar presente, era a LUTA PELO AMBIENTE.
Eu disse logo que sim, mas que estava disponível para mais do que participar e marcar presença. Podíamos fazer mais, ser mais pedagógico e criar um ambiente ainda mais de festa para chamarmos o maior número de participantes possível, pois, inicialmente estavam a ter pouca adesão, segundo me comentaram.
Assim, optamos por apostar numa maior divulgação, que deu os seus frutos.
Como aceitei o desafio, sabia que tinha que dar o máximo, porque para mim só estar presente não chega, ativei os meus contactos para tornar este dia memorável para aquelas crianças e proporcional uma Festa, porque nesse dia também eu quero ser criança.
Para isso tudo é preciso trabalho, mas tem de ser e para mim é sempre um enorme gosto! Sei o que eles gostam, mas vedetismos não é para mim e tenho de “pôr a mão na massa”. Juntamos o meu projeto BIKE-DAY |FILIPE BRITO, que envolve a promoção da mobilidade ciclável junto dos mais novos, a importância do uso da bicicleta, que a mesma não serve só para fazer desporto. A bicicleta é um meio de transporte.
Quantas mais pessoas andarem de bicicleta, menos carros estarão a circular na estrada. A questão da segurança também foi abordada. Uma pequena conversa com os jovens e a todos os participantes para a necessidade de cumprirem certas regras de segurança quando se usa a bicicleta e dando o meu testemunho como atleta em competição, fora dela, e no dia a dia.
Uma coisa que os “gestores” do nosso país têm de estar cada vez mais sensibilizados para essas situações. Para que toda a gente se possa sentir mais segura e até permitir que crianças, como as desta escola, possam usar a bicicleta, como meio de transporte, para se deslocarem para a escola. Isto já acontece em muitos outros países… Localmente, acabamos por chamar a atenção para a iniciativa, que contou com a visita da Junta de Freguesia e também do jornal Correio do Minho.
Às 8h da manhã já estávamos a armar a barraca para criar ambiente, expor as minhas bikes porque sei que os miúdos gostam, bandeiras e afins porque visualmente mexe com todos, notou-se… Pena não se poder aceitar mais participantes, mas segurança em primeiro lugar.
Muitos dos que não puderam participar sei que ficaram tristes, os que inicialmente não queriam participar ficaram arrependidos” …se eu sabia que seria assim…” Ainda na sexta-feira passada me diziam que não paravam de perguntar quando seria a próxima vez.
Às 14h estava marcada a saída para o passeio, e se a azafama era grande durante a manhã junto das bicicletas, uma hora antes…
Foi um dia em cheio, as condições climatéricas ajudaram, assim com os amigos, que muito contribuíram, os colegas da Casa do Povo BiaTodos Team, que idealizaram o percurso, ajudaram nos cruzamentos, professores da escola que juntamente com os Bombeiros e a GNR Escola Segura, já que o percurso decorreu pelas ruas circulantes à escola.
Tudo correu bem e voltando à escola estava prometido que autógrafos só no fim da atividade e quem fizesse o passeio tinha ainda uns pequenos brindes que os meus parceiros, gentilmente, fizeram questão de oferecer.
Foi gratificante ver a satisfação deles, mesmo cansados, via-se no rosto deles.
Exemplos como este acabam sempre por chamar a atenção de outras Escolas e já estamos a preparar outros desafios.
Brevemente damos notícias!