A minha maior motivação ainda é o treino e o desfrutar da bike!?
Por isso não me posso queixar do sofrimento que provoco às pernas.
Mas se o queremos fazer continuadamente, mesmo que não tenhamos objetivos competitivos, ninguém é de ferro e alimento, hidratação, energia extra ao corpo nunca pode faltar.
Mais até para não baixar as nossas defesas que não sendo repostas o mais rápido possível o nosso sistema imunitário estando em baixo o perigo de doenças, principalmente as mais transmissíveis, e sabemos o que anda por aí, constipações e gripes é fatal.
Não chega só abastecer-nos de proteína, mais quem pratica exercícios físicos de endurance. É um engano.
É essencial conter os aminoácidos certos para uma perfeita absorção da mesma. Arginina, Creatina o Ómega 3 que pouco recuperador contém. Não dão importância... faz com que os €...
Ómega 3 melhora a fluidez das membranas, células nervosas e aumenta a produção de diversos neurotransmissores, logo mais rápida a absorção. Além de muitos outros benefícios, combate ao colesterol a toxidade, provocado pelas cargas, etc. O essencial num só!
Chega e não precisas de sobrecarregar o organismo com mais nada. A não ser uma boa alimentação.
Porque eu não tenho segredos e gosto de partilhar os conhecimentos que adquiri através das várias experiências que fui fazendo.
Fazermos uma alimentação correta nem sempre é fácil e para quem procura rendimento ainda mais!
Usar géis ou barras?
Qual o timing de os ingerirmos?
Muitos de vocês também já devem ter passado por quebras por falta de alimento ou desconforto gástrico por excesso de alimentos, ou líquidos o que também pode provocar ainda quebras maiores...
Os meus pequenos almoços em dias de treinos, por limitação de tempo, são muito leves.
Por isso adapto-me à situação consumindo uma barra de proteína.
Em baixo, podem ver o mapa adequado às minhas necessidades que poderia muito bem ser uma prova longa.
Não se esqueçam que o que funciona para mim não quer dizer que seja igual para vocês, mas serve de exemplo e não há como experimentar.
0 - NEO BAR - barra proteica de 50g que fornece cerca de 23g de proteína, por barra, com menos de 1g de açúcar.
1 -Bidon de sais HYDRAZERO - Hypotonic Drink.
2 - ENDURANCE FUEL Bar - Salty Trail - Barras energéticas perfeitas para o uso durante exercícios de longa duração. A altura ideal para as ingerirmos é quando estamos numa fase calma da pedalada ou quando circulamos com o nosso ritmo cardíaco baixo.
3 - Água. Se ingerirmos, géis ou barras, não há necessidade de em simultâneo, estarmos a beber sais para ajudar a ingerir os alimentos.
4 - HIGH ENERGY Gel - Gel de 76g e com 200 kcal. Contêm 50g de carboidratos por gel na proporção de 1:1 para carboidratos complexos e simples. O sabor cereja tem 160 mg de cafeína. "Atacar subidas" para ter energia extra e como levava o pulso alto era a melhor solução para uma assimilação mais rápida.
5 - ISOTONIC Gel - não precisamos de ingerir água, pois o próprio gel contém a quantidade necessária para consumi-lo. Ideal para repor a hidratação sem excessos.
6 - VEGAN GUMMY Bar- barra energética com textura de gelatina. Tipo gomas. Sabor a manga com BCAAs.
7 - RACE DAY - Barra energética de 40g com BCAA não era no momento essencial, mas é o ideal para não chegar a casa faminto. Porque já sabemos que acontece quando chegamos a casa famintos, vai tudo o que deve e não se deve comer. Quem quer perder peso... o risco de se estragar um bom treino é enorme porque muito do segredo também está numa boa alimentação e descanso.
8 - Recovery Drink ou Barra de proteína - Recuperador para uma boa assimilação do treino e uma recuperação de 100% para o dia seguinte. Pode parecer muita coisa, mas é o que funciona comigo. Tudo com açúcares naturais e de assimilação lenta ideais para treinos de endurance ou provas longas.